PT | EN | ES
INÍCIO > NOTÍCIAS > Tudo o que Precisa de Saber Sobre Tapetes de Nó Manual

Tudo o que Precisa de Saber Sobre Tapetes de Nó Manual

mar, 2018
Os tapetes de nó manual necessitam de tempo, experiência e habilidade – se estiver à procura de modelo de design único, este método de produção antigo é sem dúvida a melhor opção. Estes tapetes podem ser encontrados nos mais variados e bonitos projetos de decoração e não é difícil de decifrar o porquê: São verdadeiras obras-primas. Diferentes dos trabalhos de arte mais comuns, neste pode tocar e andar por cima. De facto, neste caso a bonita aparência do tapete transparece a sua forte produção.
A qualidade do tapete mede-se pela quantidade de nós
A tecelagem de um tapete de nó manual requer uma excelente habilidade de mãos e muito tempo na sua produção. A qualidade e, muitas vezes, o custo de um tapete é determinado pelo número de nós por centímetro. Neste caso, uma maior densidade significa melhor qualidade. É preciso cerca de um dia para uma artesã hábil executar 10 000 nós, e considerando um tapete de boa qualidade terá mais de 80 nós por cada 2,54 centímetros (por vezes mais).

A força dos nós
Cada nó é amarrado individualmente por cada artesã, criando uma estrutura tão forte que a probabilidade de os nós se soltarem com o uso é nula. De facto, estes tapetes melhoram com o passar do tempo. É como se todos os passos que damos em cima do tapete o esticassem – é o que lhe dá uma textura maravilhosa.
A maior parte deste tipo de tapete tradicional é produzido em lã, favorecido pela sua durabilidade e suavidade. A lã é naturalmente forte e é resistente à água. Quando é atingida pelas cores dos corantes vegetais naturais, esta produz um aspeto orgânico que melhora com a idade.

A técnica do nó manual e a sua conexão com a Ferreira de Sá
Esta técnica faz parte da nossa história desde 1946. Mais de 200 pessoas, a maior parte mulheres, trabalhavam para a empresa e com elas trouxeram a experiência de trabalhar no setor, com a vantagem de reterem conhecimento do “ponto Beiriz”, um ponto feito com nó manual e uma técnica inconfundível, hoje designada por “ponto português”. Passados 71 anos, a técnica perdura na Ferreira de Sá e é uma das mais-valias da empresa.
Se visualizar um tapete de nó manual de perto, a arte e complexidade da obra é de tirar o fôlego. Usando materiais finos e naturais, estes tapetes são concebidos utilizando um método que tem sido relativamente inalterado durante séculos. Não é apenas a criação de um tapete: é a tradição, paixão e a dedicação que o tapete demonstra. Os resultados são fascinantes.

Criar Obras-Primas Demora o seu Tempo
Como os tapetes são produzidos por mãos humanas e fibras naturais, existem imperfeições encantadoras nas fibras de material e diferenças na sua produção que tornam cada tapete único e estimado. Devido a um fabrico minucioso, criar um tapete deste tipo pode levar vários meses, contudo vale a pena o tempo de espera e o investimento. Uma dessas obras-primas pode transformar o seu espaço de casa e ser apreciada por muitas mais décadas.

PARTILHAR



CONTACTO
Tapeçarias Ferreira de Sá, S.A.
Rua Ferreira de Sá - Silvalde, 50
4500-629 Espinho | Portugal
Telemóvel: (+351) 918 617 133 | (+351) 964 594 020
Telefone: (+351) 227 333 070 Fax: (+351) 227 333 079
E-mail: info@ferreiradesa.pt

SUBSCREVER NEWSLETTER

© FERREIRA DE SÁ 2020. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

PROJETOS COFINANCIADOS PELA EU.
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo: “Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto”, Rua Damião de Góis, n.º 31 – Loja 6, 4050-225 Porto. Tel.: 225 508 349/225 029 791, Fax: 225 026 109, E-mail: cicap@mail.telepac.pt, web: www.cicap.pt. Mais informações em Portal do Consumidor: www.consumidor.pt.